Plantas conseguem calcular
Você tem dificuldades com matemática por isso não gosta dessa matéria? Caso tenha, atenção, porque essa notícia pode te deixar um pouco deprimido ou inferior. Cientistas do Centro John Innes, no Reino Unido, descobriram que plantas são capazes de fazer operações de divisão.Parece brincadeira mais não é, o “estado vegetativo” vai muito além do que se imaginavam.
Os pesquisadores demonstraram que as plantas são capazes de fazer aquelas divisões básica. Esse cálculo as ajuda a consumir as reservas de amido em um ritmo constante durante a noite. O mecanismo usado após o pôr-do-sol evita que as plantas passem fome.
Os cientistas usaram técnicas de modelagem matemática. Foi assim que descobriram que um cálculo de divisão é realizado dentro das plantas, que podem fazer ajustes precisos para regular sua taxa de consumo de amido e perceberam.
A planta recebe a informação sobre a hora do dia de um relógio interno. Durante a noite, um mecanismo no interior da folha mede o tamanho do armazenamento de amido.
O processo é regulado pela presença de dois tipos de moléculas: “S” para o amido e “T” para a hora. As moléculas “S” estimulam a hidrólise do amido. Já as moléculas de “T” atuam como reguladoras.
A taxa de consumo do amido pode ser estabelecida por meio da relação das “S” com as “T”. Isso significa que o “S” é dividido pelo “T” por um mecanismo interno automatizado. Martin Howard, cientista chefe da equipe, afirmou que este é o primeiro exemplo concreto na biologia de um cálculo aritmético tão sofisticado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário