EXTRAÇÃO COM SOLVENTE
É a extração líquido-líquido uma técnica em que uma solução aquosa é colocada em contato com um segundo solvente orgânico imiscível com o primeiro solvente, a fim de colocar a transferência de um ou de mais de um soluto para o segundo solvente. As separações que se podem fazer são simples, limpas, rápidas, convenientes, em muitos casos a separação pode ser efetuada pela agitação durante alguns minutos, num funil de separação. Esse tipo de extração é utilizado na química orgânica, para separação, purificação e concentração de certas substâncias de misturas que ocorrem na natureza. Esse método está baseado na propriedade fisica da substância: a solubilidade. Pode-se usar o método da extração com solventes para se extrair cafeína do café e das folhas de chá, essências aromáticas das flores ou o açúcar da cana de açúcar. Os solventes mais utilizados na extração são: clorofórmio, acetona, dissulfeto de carbono, álcool e água.
CALCULANDO
Por séculos, os aborígenes australianos usaram folhas de Eucalipto para dores de garganta e outras dores. O ingrediente ativo primário foi identificado com o nome de eucaliptol. A análise de uma amostra de eucaliptol de massa total 3,16g deu sua composição como 2,46g de carbono, 0,373g de hidrogênio 0,329g de oxigênio.
Determine a fórmula molecular do eucaliptol.
Se calcularmos a quantidade em mols de cada elemento teremos a proporção entre eles e se necessário for dividir pelo menor. e teremos a fórmula molecular direto.
Para o carbono
1mol ............... 12g
X mols ............ 2,46g
X = 0,205mols dividido por 0,020 = 10 mols
Para o hidrogênio
1mol ............... 1g
X mols ............ 0,373g
X = 0,373 mols dividido por 0,020 = 18,64 arredondando 20mols
Para o oxigênio
1mol ............... 16g
X mols ............ 0,329g
X = 0,020mols dividido por 0,020 = 1mols
Leitura molar: 1 mol de vanilina é formada por 10 mols de carbono, 20 mols de hidrogênio e 1 mols de oxigênio.
Fórmula molecular = C10H20O1
Nenhum comentário:
Postar um comentário